Processos cognitivos da aprendizagem significativa: o impacto das ações e das intervenções do docente
DOI:
https://doi.org/10.62790/rtfv15n1-002Palavras-chave:
fenômeno, significado de aprender, escola, conhecimentoResumo
O artigo discute contribuições acerca da relação com o saber, com o aprender e com a escola. Os conceitos constitutivos desse quadro teórico encontram-se embrionários em nossas diferentes realidades. Onde a escola deve trabalhar na perspectiva de distintas formas de relação com o saber e com aprender de forma significativa e marcante. A busca pela compreensão dos significados de aprender, fez se necessário ir ao encontro de sujeitos que vivenciam este fenômeno no chão da sala de aula. Como procedimento metodológico, foi utilizada a pesquisa qualitativa na modalidade fenomenológica. Os instrumentos que possibilitaram a constituição de dados foram a observação de alunos em situações vivenciadas na sala de aula e entrevistas. Conclui-se que a produção das aprendizagens e seus de significados atribui à escola e à escolarização produzida um contexto melhor e mais profundo na vida dos sujeitos.