Processos cognitivos da aprendizagem significativa: o impacto das ações e das intervenções do docente

Autores

  • Silvany Lopes de Souza Santos
  • Bruno Freitas Santos
  • Hevelin Inavlis de Souza Freitas

DOI:

https://doi.org/10.62790/rtfv15n1-002

Palavras-chave:

fenômeno, significado de aprender, escola, conhecimento

Resumo

O artigo discute contribuições acerca da relação com o saber, com o aprender e com a escola. Os conceitos constitutivos desse quadro teórico encontram-se embrionários em nossas diferentes realidades. Onde a escola deve trabalhar na perspectiva de distintas formas de relação com o saber e com  aprender de forma significativa e marcante. A busca pela compreensão  dos significados de aprender, fez se necessário ir ao encontro de sujeitos que vivenciam este fenômeno no chão da sala de aula. Como procedimento metodológico, foi utilizada a pesquisa qualitativa na modalidade fenomenológica. Os instrumentos que possibilitaram a constituição de dados foram a observação de alunos em situações vivenciadas na sala de aula e entrevistas. Conclui-se que a produção das aprendizagens e seus de significados  atribui à escola e à escolarização produzida um contexto melhor e mais profundo na vida dos sujeitos.

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Publicado

2024-08-21

Como Citar

Santos, S. L. de S., Santos, B. F., & Freitas, H. I. de S. (2024). Processos cognitivos da aprendizagem significativa: o impacto das ações e das intervenções do docente. Revista Tecnológica Da FATEC, 15(1), e18. https://doi.org/10.62790/rtfv15n1-002

Edição

Seção

Artigos