Educar para diversidade e para boa convivência: um olhar para si e para o outro
DOI:
https://doi.org/10.62790/rtfv15n1-005Palavras-chave:
diversidade, escola, inclusão, respeito mútuoResumo
A diversidade é algo desafiador e complexo de ser trabalhado no chão da sala de aula. Daí surgem os muitos questionamentos, tais como: O que é identidade de gênero? O que é sexualidade? O que é transsexualidade? E tantas outros questionamentos dentro dessa temática. O objetivo do presente artigo é refletir sobre esse importante temática, que se faz tão necessária a sua discussão de forma benéfica. A metodologia usada é a pesquisa qualitativa, tendo como método a fonte bibliográfica, extraindo aquilo que é mais pertinente para elaboração das ideias. Os referenciais teóricos estão alicerçados nos autores, que apontam caminhos para amenizar o índice elevado de desrespeito para com a pessoa humana. Os resultados dessa pesquisa têm como finalidade verificar, que a educação seja, qual for a modalidade deve ser sempre inclusiva, humana, afetiva e nunca excludente. A conclusão do artigo é mostrar que por meio da educação é possível, sim construir uma educação com mais equidade.